terça-feira, 4 de agosto de 2009

Como Abrir uma Igreja Evangélica


A cada dia que passa um grande mercado vem crescendo no Brasil: as igrejas evangélicas. E ao contrário do que se pensa não é necessário muita coisa para fundá-las, motivo pelo qual só no Rio de Janeiro na década de 90 segundo pesquisa do ISER (Instituro Superior de Estudo da Religião) a conclusão foi de que a cada semana surgem 5 novas igrejas. Ou seja, se levarmos em conta que os dias úteis da semana são 5, podemos dizer que surge uma nova igreja por dia em terras cariocas e fluminsenses.

Obviamente não nos referimos aqui as igrejas tradicionais como por exemplo a Luterana, Batista, Metodista e Presbiteriana. Embora hoje em dia hajam algumas tentaivas de se inovar utilizando-se por pura estratégia de marketing tais nomes e assim se modifica a doutrina. Como por exemplo o fato da Igreja Metodista hoje já ter sua versão pentecostal, que entra em desacordo com sua doutrina primitiva.

Hoje é possível se encontrar denominações evangélicas para todos os gostos tais como surfistas, fanqueiros, analfabetos, letrados e tantos outros.

Quanto a preparação do pastor isso é o que menos importa pois já existem cursos para formação de pastores a distância por internet ou correspondência em apenas 6 meses. Isso quando o pastor sabe ler, pois espantosamente existem igrejas principalmente na periferia e nos grandes subúrbios do país em que o líder religioso é semi-analfabeto.

Como então se montar uma igreja:



  1. Arrume a garagem de sua casa ou da de algum amigo. Coloque nela algumas cadeiras.


  2. Compre parcelado um amplificador, afinal de contas o volume máximo acima dos decibéis permitidos pela lei deve ser a marca registrada da mesma para poder se chamar os novos fiéis.


  3. Pegue títulos alheios até mesmo as denominações cristãs e se auto-intitule Bispo, ou Pastor ou Presbítero de sua igreja. Caso questionem sua sucessão, diga que recebeu por inspiração divina este título em uma noite que estava orando em um morro qualquer. Porém denomine-o de monte. Fica mais poético e bíblico.


  4. Por falar em bíblico, tenha uma Bíblia velha em mãos. Não precisa ter estudado toda ela, pois a aparência da mesma dará a entender as pessoas que você é um estudioso das escrituras.


  5. Prometa milagres que não poderão ser comprovados pela lei. Assim ninguém poderá te processar.


  6. Estipule os 10% do dízimo que deverão ser pagos em mãos ou na sua conta bancária e que o mesmo será para Jesus, mas o mesmo não poderá ser doado a nenhuma família carente ou instituição de caridade, pois senão o seu dinheiro não será abençoado e você não receberá mais a benção de Deus.

  7. Esqueça as doutrinas bíblicas. Crie a sua própria doutrina. Quanto mais rigorosa, mas as pessoas irão querer te seguir pois o verão como um discípulo direto de Jesus tal como Paulo de Tarso se dizia ser.

  8. Após isso seja criativo e escolha um nome bem chamativo e original. Não se esqueça por mais humilde que seja o estabelecimento, colocar algo bem pomposo após o nome como por exemplo: Sede Mundial.


  9. Se após tudo isso sua igreja começou a aumentar o número de fiéis e o rendimento, falta agora oficializá-la: junte 8 pessoas, faz-se a reunião para se lavrar a ata de fundação, elabora-se o estatuto para registrá-lo em cartório e depois é só dar entrada no CNPJ.

Bons Negócios e uma feliz e lucrativa vida sem a necessidade de um trabalho formal.

É interessante notarmos que antigamente usávamos a expressão "uma ingreja em cada esquina". No entanto hoje em dia é comum vermos até 6 igrejas em um mesmo quarterão. Infelizmente constatamos que o famoso jeitinho brasileiro chegou também a fé. Há inclusive os que irônicamente dizem: "Se Jesus é o caminho a igreja é o pedágio".

O que achamos irônico é que pessoas de tais denominações ainda num ato unfanistas se arrogam de serem juizes dos demais membros de outras religiões dizendo quem vai ou não para o inferno. No entanto se os mesmos lessem seus próprios livros veriam que está escrito nele que apenas Deus é o juiz.

Temos notado em certas pesquisas também que a maioria dos pastores fundadores de tais igrejas são desempregados e com isso buscam uma oportunidade de negócios, e para isso como exposto acima não são necessários grandes conhecimentos, basta apenas saber mexer com o emocional alheio de um povo já tão desesperado e necessitado que crê no primeiro charlatão que se apresentar como tábua de salvação.

23 comentários:

  1. Por que posta estes conselhos para o povo?
    Eu sei que é crítico: mas os que quiserem usar, não!
    E, infelizmente, está claro que funciona!
    Yaum ad-din virá para eles, não tarda!

    ResponderExcluir
  2. tudo e melhor que enrequecer o imperio do vaticano

    ResponderExcluir
  3. eu nao sei como tem pessoas com esta coragem de se aproveitar do sofrimento das pessoas e as tormalas escravas de suas propias doutrinas pq ser o pastor super eroi do povo e muito façil pq todas pessoas que procura uma igreja e pq esta com problemas e entao se tornao presa façil pra eles a pessoa ja esta frustrada com problemas financeiros , e ate mesmo na vida sentimental ou varios ploblemas do nosso dia dia ai eles fazem de santo ser o bom mais vai ver se algum te abençoa se vc nao der o dizimo al inves de eles orientar a pessoa procurar um emprego eles orientao assim venda sua casa , seu carro , seus bens , algum pertençe , como roupas , sapato , e dizem assim traga muito pra deus ti onrar com muito , sem contar pq esses pastores nao fazem nem um propozito de graça ou seja estes propositos que eles dizem ser pra deus mais pq tds tem um valor unitario estipulado intao eles estao ensinuando que deus nao faz milagre de graça se cada proposito tem um preço intao deus cobra por suas bencas !!!!!

    ResponderExcluir
  4. O senhor está decepcionado com Deus, a Igreja, pessoas...
    Muito do que disse é verdade, porém, a Bíblia (palavra de Deus), diz que CADA UM DARÁ CONTA DE SI A DEUS.
    E "quem estiver sem pecado atire a primeira pedra".
    Até
    Jairo

    ResponderExcluir
  5. sabe acho que vou abrir uma so pra mim, la na garagem de casa, sera que os fies ja trazem os dizimos no primeiro dia, é que vou ter que comprar as cadeiras fiado...aiaiaiaia,

    ResponderExcluir
  6. CUIDADO COM O QUE VCS ESTÃO FALANDO,VCS NÃO ESTÃO FALANDO DO HOMEM E SIM DEUS,VCS PODE PAGAR MUITO CARO,POIS COM DEUS NÃO SE BRINCA!OLHA O RESULTADO DE QUEM BRINCA COM DEUS!!

    (Apocalipse 20:10) - E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.

    (Apocalipse 21:7) - Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
    (Apocalipse 21:8) - Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

    Pr.IVAN

    ResponderExcluir
  7. Eu quero em nome de Jesus Cristo que se ja aberto mais igrejas, mais e mais, formando guerreiros de Cristo porque aguerra esta ai e cada igreja é um quartel ,em que o General é Cristo. e as portas do inferno nã vai prevalecer contra a igreja e nem essas liguas maliguinas . Pr FRED

    ResponderExcluir
  8. O engraçado é que depois de declarações como essa do Pr. Fred, nós muçulmanos é que somos os violentos e terroristas. Nós é que pregamos a "Guerra Santa". Será mesmo?
    Será que o Profeta Jesus aprovará esse tipo de atitude "em nome dele" no Dia do Juízo Final, Pastor?
    Allah no Sagrado Alcorão nos admoesta dizendo: "E lembra-lhes de quando Allah dirá: 'Ó Jesus, filho de Maria! Disseste tu aos homens: 'Tomai-me e a minha mãe por dois deuses, além de Allah?'' Ele dirá: 'Glorificado sejas! Não me é admissível dizer o que me não é de direito. Se o houvesse dito, com efeito Tu o haverias sabido. Tu sabes o que há em mim, e não sei o que há em Ti. Por certo, Tu, Tu és o Profundo Sabedor das coisas invisíveis. Não lhes disse senão o que me ordensaste: 'Adorai a Allah, meu Senhor e vosso Senhor'. E fui testemunha deles, enquanto permaneci entre eles. Então, quando findaste meus dias na terra, Tu foste, sobre eles, O Observante. E Tu, de todas as coisas, és Testemunha". (Sagrado Alcorão - Surata da Mesa Provida 5:116-117).

    ResponderExcluir
  9. Ao Pr. Ivan

    Pr. Ivan, veja a minha resposta a sua acusação no seguinte artigo que o seu comentário me levou a escrever: http://anovacruzada.blogspot.com/2010/07/quem-esta-brincando-com-deus.html

    ResponderExcluir
  10. Olá Omar, também me chamo Omar.
    Lí o que vc escreveu acima, e apesar de tudo, vc fala com certa propriedade e conhecimento do assunto. Infelizmente chegamos nesse patamar. Escândalos, falta de ética, enriquecimento, manipulações e assim por diante. Como cristão, sinto vergonha do muito que vejo hoje em dia. De um lado os caras-de-pau, do outro os omissos! Mas, não foi sempre assim e ainda existem poucos que levam o cristianismo de maneira séria. Não sou melhor do que ninguém, mas tento dia após dia melhorar um pouco mais. Faço parte de um pequeníssimo grupo que estuda a bíblia e que leva assistência a quem está necessitado (sempre dentro de nossas possibilidades, é claro), pois cremos que o amor de Deus deve ser demonstrado através de uma vida piedosa e caridosa. Sabe Omar, o Amor transforma vidas!!! Se vc é já é pai, vc ama seu filho, não ama? Agora, de onde veio esse amor? Aprendeu na escola? Em casa? Trabalhando? Pela experiência da vida? Não!!!! Este amor vc sequer sabia que existia dentro de vc e que seria por um ser que vc nunca imaginou que pudesse existir: teu filho! Vê, o amor transforma primeiro nós mesmos. Se não somos transformados pelo amor, como falar de Deus para os outros? Como dizer que há esperança?
    Omar, não vou encher sua paciência, desculpe se disse algo que lhe ofendeu, não foi essa minha intenção. ..eu apenas senti o desejo de comentar e comecei a digitar...
    Na minha crença eu desejo sinceramente que Deus abençoe vc e toda sua família.

    ResponderExcluir
  11. Caro Omar
    Salam Aleikum
    (Que a paz esteja contigo)
    NO que seu comentário poderia me ofender?
    A tua postura mostra de fato um verdadeiro cristão. Alhamdulillah (Graças a Deus)!
    Nós muçulmanos não temos absolutamente nada contra cristãos verdadeiros como você aqui demonstra ser. Temos contra aqueles vendilhões da fé que utilizam indevidamente o nome de cristãos. Isso você pode ver escrito inclusive nas boas-vindas do blog.
    O Sagrado Alcorão diz: "Os crentes, os judeus, os cristãos e os sabeus, enfim todos os que crêem em Allah, no Dia do Juízo Final, e praticam o bem, receberão a sua recompensa do seu Senhor e não serão presas do temor, nem se angustiarão" (Sagrado Alcorão 2:62).
    A quem se refere o versículo acima? Aos verdadeiros cristãos como você está demonstrando ser.
    Barakallah!
    (Deus te abençôe!)

    Ma Salam,

    Omar

    ResponderExcluir
  12. meu amigo a biblia diz que a salvação e individual, não dependo de vc nem de ninguém para ser salvo,dependo de te uma vida com Cristo, ao invés de estar preocupado em escrever criticas deveria estar buscando a sua salvação, que só vem por meio de Jesus Cristo.Jesus te ama

    ResponderExcluir
  13. Cara Milenaaa

    Salam Aleikum
    (Que a paz esteja contigo)

    Acho um tanto estranho você dizer que não depende de ninguém para a salvação que é individual. Logo depois você diz que busca a sua salvação por meio de Jesus Cristo. Das duas uma: Ou você considera Jesus (A.S.) como "um ninguém", ou então está se contradizendo, pois então dependeria dele.
    Creio que seria mais interessante e inteligente depender para tudo unicamente do Deus Altíssimo a quem o Profeta Jesus (A.S.)adorava. Não acha? Afinal como ele mesmo disse: "Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos" (Jo.4:22). O interessante é se você alegar que Jesus (A.S.) é Deus,e por isso dá no mesmo depender dele para a salvação de sua alma, então eu lhe pergunto: Se ele (Jesus) é Deus, a quem Deus estava adorando quando disse "Nós adoramos o que conhecemos"?
    Recomendamos um estudo mais apurado não de Teologia, Filosofia ou algum estudo mais avançado, mas que estude mais a sua própria Bíblia. Caso precise de ajuda, nós muçulmanos estamos a sua disposição para orientá-la de forma que conheça o seu próprio livro sagrado melhor.

    Ma Salam.

    ResponderExcluir
  14. É MUITO MELHOR QUE TENHAMOS VARIAS IGREJAS QUE ENSINEM A RESPEITO DE DEUS DO QUE BARER E BOATES QUE VENDAM BEBIDAS ALCOLICAS , DROGAS , PROMOVAM ATOS DE PROSTITUIÇÃO.
    QUANTO MAIS LUGARES PARA PREGAR A PALAVRA DE DEUS MELHOR É .
    QUE DEUS PERMITA QUE MUITAS OUTRAS VIDAS REUNÃO PESSOAS PARA ENSINAREM A VERDADE SOBRE A PALAVRA DE DEUS.
    QUERM EM GARAGENS , CASAS , PRAÇAS ETC.

    ResponderExcluir
  15. Salam Alaykum, Bispo Roberto.

    Concordo com o senhor no aspecto que diz respeito a que existam mais igrejas para ensinar a palavra de Deus do que bares, boates e pontos de drogas ou prostituição. O problema é: Onde estão estas igrejas, caro Bispo?

    Se o senhor estiver falando de instituições tradicionais e sérias como a Igreja Luterana, a Batista... "Amém"!... Mas o que vemos por aí são postos de arrecadação, que se aproveitam da carência e ignorância de um povo que realmente busca a Deus, mas que além de permanecer na ignorância se torna bitolado, e é covardemente ludibriado com "versículos deturpados" para, com isso, entregar todo seu dinheiro à estas pseudo-igrejas, para sustentar pastores e obreiros que fazem disto sua "profissão", que vivem as custas da exploração da fé...
    Jesus era carpinteiro, Paulo era construtor de tendas, Pedro era pescador... Por que os pastores vivem do dízimo e das ofertas dos fiéis? Dinheiro este que deveria ser utilizado apenas para a manutenção do Templo (de acordo com Malaquias 3:10), mas que é utilizado para sustentar pastores e obreiros, para comprar seus carros, suas casas, seus confortos, enquanto o fiel vai para a igreja a pé, fica com o aluguel atrasado e muitas vezes se abstém de uma refeição digna para ter mais para ofertar para os pastores e afins, pois Deus não precisa de dinheiro!...

    Os cristãos precisam de Igrejas sim, Bispo... De Igrejas, não destes "estabelecimentos vergonhosos"!!!

    Ma Salam.

    ResponderExcluir
  16. O Senhor fala de intolerancia religiosa, mais posta uma um texto faccioso e intolerante quando coloca todos os pastores cristãos no mesmo bojo.
    O Senhor se contradiz.
    Se estes homens estão usando a fé para proveito próprio, o próprio Deus cuidará deles.
    Sou Cristão e Respeito todas a religiões e (principalmente o Islã, pois a considero juntamente com o Judaísmo co-irmã de nós os cristãos), e formas de culto e gostaria que respeitassem a minha também.

    ResponderExcluir
  17. Caro senhor Altemar

    Pelo seu comentário creio que o senhor não tenha lido a matéria na íntegra. Senão não teria dito que colocamos todos no mesmo bojo. Leia em especial o segundo parágrafo.

    Ma Salam,

    Omar

    ResponderExcluir
  18. Senhor Omar,vivemos em um tempo onde tudo o que é noticiado sobre religiões é somente sua parte negativa e obras de seus piores membros. O senhor como muçulmano deveria entender melhor do que ninguém o que a mídia faz com as religiões,digo isso com base em seus outros textos falando sobre a novela "O Clone" e sobre todo o dito terrorista ser logo associado a um muçulmano.
    Nós evangélicos sérios ficamos profundamente revoltados com essas igrejas de fundo de quintal que surgem por ai.

    ResponderExcluir
  19. Cara Helena
    Salam Aleikum!
    (Que a paz esteja contigo)

    Se você parar para ver em diversas partes do blog, jamais nos referimos aqui com esse tipo de postagens à cristãos sérios. Mas quanto a proliferação dessas igrejolas que fazem proliferar o ódio e a ignorância, também compartilhamos então da mesma idéia.

    Ma Salam

    ResponderExcluir
  20. BOM MUITAS COISAS É VERDADE SABIA CONCORDO COM VC, MAS VOU SER SINCERO, ACHO QUE VOCÊ NÃO CONHECE IGREJA NÃO, VC SE ACHA QUE É FACÍL ABRIR UMA IGREJA E COLOCAR POVO NELA?, SE ACHA QUE A MUNDIAL, UNIVERSAL, GRAÇA E OUTRAS IGREJAS, CHEGARAM ATÉ AQUI, DO JEITO FACÍL QUE VC FALA, KKKKKKKK MEU AMIGO SOU SINCERO, ESSE É MEU CONTATO PROFEDERGALO@HOTMAIL.COM, QUANDO QUISER FAZER UMA EXPERIÊNCIA ME CHAMA QUE QUERO VER SUA CARA, TENTANDO ABRIR UMA IGREJA, VAI ACHANDO QUE FACÍL, VAI.

    ResponderExcluir
  21. Caros Senhores

    Não sei se leram no perfil "Quem Somos?". Sou ex-clérigo católico, e como tal sei bem o que é administrar e cuidar de uma igreja e até mesmo iniciá-la. Porém o que não posso concordar de forma alguma é que para atrair pessoas se façam inovações absurdas e anti-bíblicas, baseadas no marketing e na publicidade apenas para tal fim.
    Sinceramente não seria coerente hoje eu abrir uma igreja, uma vez que já fui cristão, abandonei o mesmo e me tornei muçulmano. Não imagino um muçulmano abrindo uma igreja cristã. No mínimo incoerente. E quanto a isso querido... já existe incoerências suficientes em vosso meio. Não há espaço para mais...
    Ma Salam

    ResponderExcluir
  22. Meus parabéns, esse é um dos negócios mais mais lucrativos do mundo. É difícil de ver alguém publicar esse fato,vivemos em um país subdesenvolvido, com altas taxas de natalidade, muita fome, desespero e ignorância e é ai que aparecem os empreendedores da fé.É uma piada , brasillllllsillllsilll.

    ResponderExcluir
  23. Oh galera cristã sejam menos fanaticos e encarem a realidade que isto existe sim , aqui perto da minha casa em um raio de 1 km existem 9 igrejas evangelicas e uma catolica , agora qdo dizem que é melhor igrejas do que bares eu concordo , o problema é que a existencia de uma não contribui para eliminar o outro pois infgelizmente se acabarem os bares e a miseria acabara a oportumnidade de espertalhoes abrirem tais igrejas /empresas

    ResponderExcluir