terça-feira, 29 de março de 2011

Choque Cultural, Choque de Intolerância ou Ignorância mesmo?


Foi ao ar, no dia 22 de março, terça-feira passada, no programa da Hebe, agora na Rede TV, um quadro chamado "Choque Cultural".

A proposta do quadro era mostrar as diferenças culturais entre uma jovem descendente de paquistaneses, muçulmana, que nasceu e mora em Dubai, chamada Zeba e uma jovem carioca, católica, que mora no Rio de Janeiro, chamada Michele.

Fiquei espantada em ver que o quadro realmente parecia que ia seguir seu propósito original, mas em sua seqüência, exibida em 29 de março, pude constatar que, mais uma vez, tudo não passou de mais uma oportunidade de degradar o Islam e expôr seus valores como retrógrados e opressores.
Lulu Santos começou bem, expondo conhecimento e uma suposta tolerância a culturas diferentes, mas logo desmoronou na vulgaridade, insinuando que os valores morais da mãe de Zeba tinham por origem sua "abstinência sexual", dando espaço para Hebe
e Michele derramarem suas ignorâncias, ou seriam arrogâncias mesmo? Enfim, o "pano caiu", dando lugar à grosseiria!

Gostaria de expôr o significado de "tolerar", que é "ser indulgente", ou seja, "pronto a perdoar".
Gostaria de dar um exemplo: Muçulmanos não podem comer porco. Seriam intolerantes se eles o proibissem de comer porco também, o que não fazem, pois são tolerantes. O que não significa que se sentarão a mesa com você para comer carne de porco só para serem "sociáveis".
As comidas são diferentes, as roupas, os hábitos, os valores morais, culturais, religiosos, enfim, tudo é bem diferente; o que não faz de Zeba uma "coitadinha". A moça é muito inteligente, simpática, ponderada, e sua personalidade fala por si, não precisando mencionar ou expôr seus atributos físicos.
O quadro "Choque Cultural" acabou sendo, no final, um "choque elétrico", ou seja, coisa de doido! Principalmente para quem se questiona tanto "como uma moça como Zeba pode viver seguindo estes padrões de vida, morando no Brasil?"
ACORDA POVO!!!
O Islam é a religião com o maior número de adeptos em todo o mundo! Chegamos a atingir um quarto de toda a população mundial!... Existem moças como Zeba em todos os lugares do mundo, inclusive no Rio de Janeiro!
Choque Cultural ou Falta de Cultura?
Ignorância ou Intolerância?...
Que decepção, Hebe!

16 comentários:

  1. Salam!

    Assisti somente a seguda parte do quadro, exibido no dia 29/03.
    Fiquei completamente indigada com tudo o que foi dito pelo "Trio da Ignorância".

    A Hebe foi uma decepção para mim também Fatimah!

    Gostaria de expressar tudo o que senti e o que penso sobre este fato, porém acabaria escrevendo um livro aqui, rs.

    Tenha um ótimo fim de semana. Inshallah!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com muita vergonha alheia. Essa Michelle não me representa MESMO!

    Achei que o Lulu Santos ia salvar o debate, porque no começo, ele se mostrou compreensivo e até citou exemplos diferentes, meio que em defesa da Zeba, mas no fim fez piada pra Hebe rir feito uma maritaca!

    Sinceramente? Queria que desse certo a idéia, mas imaginava que a edição ia desfavorecer a Zeba e a mãe dela. Pra mim, ficou clara a despreparação e intolerância da Michelle, mas com todo o respeito, acham mesmo que iam mostrar mais a real do programa, desfavorecendo a brasileira? Eu tenho quase certeza que não... Acharam mais fácil "queimar o filme" das muçulmanas paquistanesas.

    Fico imaginando se a Zeba e a mãe dela viram esse show de horrores com a Hebe, Lulu e Michelle...! Não gosto nem de pensar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hi kiara...honored to read this comment..i am zeba btw.. and yes we were pretty disappointed by how the whole thing turned out..although we had to make do with second hand accounts as we do not understand portuguese..no it did not discourage me at all..ofcourse i wish hebe had put up proper questions..things that i really did want to discuss on the show..and which were actually being shown to her while on stage but she chose to ignore..to be honest , i am at peace with the thing now..because in retrospect, if you see the manner in which she treated me as opposed to how she treated michelle on the show, clearly showed her real feelings..if she thought my covering up was such a bad thing why did she keep saying im pretty? i understand that much portuguese at lease :)

      Excluir
    2. thank you Kiara..I know this is a couple of years too late but I just happened to see this..so nice to see so much support from all of you :) - zeba

      Excluir
  3. Informamos a todos que União Nacional Islâmica - UNI através de sua assessoria de imprensa conseguiu junto a Rede TV o direito de resposta.

    ResponderExcluir
  4. Que legal, Omar!

    Mas vai ser via comunicado ou terá um programa?


    Tomara que a UNI capriche na resposta! Que acabe com esse trio da vergonha, mas com muita educação e polidez!

    Nada pior que mexer com quem tá quieto!

    ResponderExcluir
  5. Cara Kiara
    Salam Aleikum
    (Que a paz esteja contigo)
    A notícia postada no perfil do Facebook da União Nacional Islâmica - UNI foi exatamente como se segue: Salam ALeikon, queridos irmãos
    Informamos a todos que a nossa Assessoria de Imprensa, representada pelo nosso irmão o jornalista Ghader Arraji, que conseguimos o espaço junto a REDE TV, a participação de um dos nossos representantes Religiosos no programa da Hebe para esclarecimentos dos fatos.
    Agradecemos a participação de todos e esperamos contar com o apoio das futuras Ações da UNI.

    ResponderExcluir
  6. Que a paz esteja contigo também!

    Vou dar uma olhada na página da UNI quando que apresentarão o direito de resposta!

    Não perco por nada! heheheheh

    ResponderExcluir
  7. assalamu aleikum.

    ainda se tem muito preconceito sinto isso aqui no nordeste moro no alto sertão baiano e as pessoas aqui me acham doido,do contra e etc, mas digo sempre a eles que o islam é a religião da humanidade e não dos árabes.

    ResponderExcluir
  8. É... A liberdade de expressão e o direito de resposta, mandaram lembranças!

    Cancelaram a presença do Sheikh... não desistam! Se cancelarem de novo, procurem outra emissora, e divulguem o máximo possível! Contem até com a minha ajuda pra isso, conforme eu falei no blog da Halima - diariodehalima.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Não sou muçulmano,mas achei muito feio o que eles fizeram!!!
    Devemos respeitar as crenças alheias,o que não vimos no programa da hebe!!!!

    ResponderExcluir
  10. sou brasileira muçulmana, eu tenho contato com as pessoas como qualquer outro no brasil, eu respeito o espaço dos meus amigos e as opiniões deles. sei o MEU limite, fui muito bem educada "graças a deus". e não é por causa de costumes ou religião que minha família me privou dos amigos e amigas entre outras coisas. Meus pais conhecem todos que me rodeiam "nada mais do que justo".
    eu estudei a minha vida toda em escola católica "para vocês notarem o quanto NOS MUÇULMANOS não aceitamos a diversidade -sarcasmo-"!
    ignorante é a hebe, pões muitos brasileiro católicos, não são a favor da imagem que o brasil passa e ela ainda mostra gente andando pelada nas ruas, seminuas/nuas, para quem vem de um "costume, não tem apenas a ver com religião", totalmente diferente!
    pense comigo, se uma parte dos brasileiros já não aprova as atitudes da população, uma muçulmana "de fora do brasil" deveria gostar do que vê aqui?
    ela não julgou carioca em nem um momento, ela apenas citou as diferenças e no que ela acredita!
    ela não teve pena de ninguém em nem um momento, ea hebe não tem que ter pena dela pões ela se ente muito bem consigo mesma -garanto-!
    mas quer saber... estão julgando e humilhando um grupo de pessoas na sociedade!
    eu me senti dessa forma, mesmo sendo brasileira.
    pena eu sinto da hebe...pessoa sem cultura e ignorante.
    eu fui para o país no qual meus avós nasceram, e não vi pobreza "o que vejo muito aqui", a parte de cima da mesquita é banhada a ouro "se fosse no brasil garanto que mesmo sendo solo sagrado já teriam raspado -seja realista-", eu andava na rua até altas horas "não tinha ladrão, traficante,perigo ou armas".
    REALMENTE se eu fosse ela, "preferiria o brasil! -sarcasmo-"

    PS.:AINDA BEM QUE ELA NÃO ENTENDO O QUE A HEBE FALOU!
    AINDA BEM QUE EXISTEM BRASILEIROS, CATÓLICOS ENTRE OUTRAS ETNIAS OU RELIGIÃO, QUE SÃO A EXCESSÃO COMPARANDO COM ESSAS PESSOAS DO PROGRAMA! -só para deixar claro que nem todo o povo brasileiro é arrogante, as minhas palavras não couberam a população de modo geral-

    ResponderExcluir
  11. Verdade essa Michele bem mesquinha!
    Até para nos evangelicos o carnaval e a bebida e condenavel!
    so para os catolicos e super normal a bebedeira e curtir carnaval, ver pessoas nuas, muito tosco!
    a Zeba e muiito mais bonita que a Michele, ela não tem cultura!

    ResponderExcluir