sábado, 12 de março de 2011

Quem é o Cabeça da Igreja?

Papa Bento XVI usando a Mitra em sua cabeça.
Qual cristão católico, não está habituado a ver em missas especiais seus bispos e o mesmo o Papa utilizando a mitra?
A mitra é peça litúrgica e insígnia prelatícia de abades, bispos, arcebispos e cardeais das igrejas: católica, ortodoxa e anglicana. Mas o que ela representa? É de fato um símbolo cristão? Obviamente que a igreja e seus membros dirão que sim. Porém um olhar mais atento não  mostrará a mesma coisa. Vejamos porque:
Paulo de Tarso, tido como apóstolo por todos os cristãos afirmou: "Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo". (1Cor.11:3). E disse também: "Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo salvador do corpo". (Ef.5:23).
Notemos que segundo Paulo, "Cristo é o cabeça da igreja". E quem são os representantes da Igreja? Os Cardeais, Bispos e óbvio no caso da Igreja Católica Romana, o Papa. Porém de acordo com a enciclopédia virtual Wikipédia, vejamos o que ocorria durante a iniciação dos adoradores de Mitra: "O ritual de iniciação na religião mitraica consistia em levar o neófito até o altar de Mitra, amarrado e vendado, onde o sacerdote oferecia a ele a Coroa do Mundo, colocando-a sobre sua cabeça. O neófito deveria recusar a coroa e responder: 'Mitra é minha única coroa'".
Ora, se o Papa, Cardeais e Bispos representam a igreja, quem está sobre a "igreja" sendo seu cabeça? Cristo? Não, Mitra, o deus sol pagão, que foi substituído pela figura de Jesus (A.S.). Desta forma cada vez mais era fortalecido o laço entre a idolatria politeísta e o monoteísmo ensinado por Jesus (A.S.), que vinha ficando cada vez mais amorfo.
  

4 comentários:

  1. E os católicos insistem em dizer que o Catolicismo é Monoteísta enquanto estão rezando para duas ou três estátuas de "Santo" e "Santas"!

    Audhu billah, Allahu Akbar!

    bom post irmão, bom post!

    Salam!

    ResponderExcluir
  2. Alguns de nossos leitores terntam alegar que na Bíblia está a palavra "Mitra". Logo então estaríamos ofendendo a judeus e a cristãos. Porém a palavra que traduzem para o português como mitra vem do hebraico e não [e "Mitra" originalmente, mas: "mitznêfet" (מצנפת) e é traduzida corretamente como gorro ou turbante.

    ResponderExcluir
  3. Allahu Akbar!
    Muito boa a informação! Obrigadinha, é sempre bom estar informada!

    Salam =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Aleikum irmã
      Por nada. Seja sempre bem-vinda.
      Ma Salam

      Excluir