quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Islam Desmistificado

Durante a XV Bienal do Livro no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro, centenas de pessoas já passaram pelo stand  da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil - FAMBRAS, que simula a fachada de uma mesquita. Nele a população tem sido esclarecida sobre o Islam, e a imagem passada pela mídia de forma tendenciosa tem caído por terra, desta forma, aproximando mais a população do conhecimento do que realmente é o Islam, e muitos têm saído surpresos.
A distribuição de livros gratuitos, aliada a explicação dos irmãos que estão sempre dispostos a tirar dúvidas dos visitantes tem feito toda a diferença nesse aspecto.
Outra marca registrada desta Bienal tem sido a interatividade entre os muçulmanos e crianças, que podem ver de perto que o Islam e seus seguidores nada têm haver com a violência que é a atribuída a estes pela mídia.
A Bienal do Livro de 2011 tem tornado mais acessível o Islam àqueles que desejam conhecê-lo mais profundamente. 
Diversas pessoas mostraram interesse em conhecer a Mesquita da Luz, na cidade do Rio de Janeiro, na Rua Gonzaga Bastos, 77 na Tijuca, e puderam conversar com os Shuyukh (plural de Sheikh) que lá estavam presentes: Sheikh Khaled e Sheikh Hosni.
O stand quase sempre lotado de pessoas recebeu a visita de pastores protestantes, judeus, espíritas, budistas, ateus... e assim tem servido com uma maneira de fomentar o diálogo inter-religioso.
É sempre válido lembrar que a Bienal irá até o dia 11 de setembro. Até lá estaremos a disposição dos visitantes para sanar quaisquer dúvidas.
Conheça você também o Islam!

3 comentários:

  1. Ouvi dizer que terá Bienal aqui em São Paulo... Se tiver, a FAMBRAS ou outras associações Islâmicas vão estar presentes, né???


    Se eu morasse aí no Rio, certamente eu iria conferir :D

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, amigo!!! Vamos continuar a dawa mesmo depois da feira!!! Salam Aleikum!!

    ResponderExcluir
  3. Congratulations, parabéns pela iniciativa e bélissimo trabalho, é muito bom ver irmãos nossos não só divulgando a religião mas promovendo um diálogo inter-religioso, desmistificando e mostrando que somos da paz e vivemos em Allah(SWT),Aisha

    ResponderExcluir