segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A Bíblia Ensina: Como Agir em Família? Pais Para Com os Filhos


A Bíblia diz: "Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra." (2Tm.3:16-17)
Baseado na passagem bíblica acima podemos dizer que para qualquer cristão não há a menor dúvida de que a Bíblia é um livro para ser lido e estudado em família, e que toda a família cristã deve segui-lo. Mas seria a orientação bíblica compatível com a moral que um verdadeiro cristão de fato deve ter? Vejamos:

Como o pai deve agir para com os filhos:

1º EXEMPLO - Noé se embriaga e amaldiçoa seu neto porque o seu filho Cam, pai de Canaã viu Noé nú.
"E começou Noé a ser lavrador da terra e plantou vinha. E bebeu vinho e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. E viu Cam, o pai de Canaã, a nudez de seu pai e fê-lo saber a ambos seus irmãos, fora; Então, tomaram Sem e Jafé uma capa, puseram-na sobre os seus ombros e, indo virados para trás, cobriram a nudez de seu pai; e os seus rostos eram virados, de maneira que não viram a nudez de seu pai.
E despertou Noé do seu vinho e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja a seus irmãos." (Gn.9:20-24).

2º EXEMPLO - Ló oferece suas duas filhas virgens para serem estupradas por todos os homens da cidade.
"Vieram dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e, vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra.
E disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos, em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os vossos pés; e de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. E eles disseram: Não! Antes, na rua passaremos a noite.
E porfiou com eles muito, e vieram com ele e entraram em sua casa, e fez-lhes banquete e cozeu bolos sem levedura, e comeram.
E, antes que se deitassem, cercaram a casa os varões daquela cidade, os varões de Sodoma, desde o moço até o velho; todo o povo de todos os bairros.
E chamaram Ló e disseram-lhe: Onde estão os varões que a ti vieram nessa noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos.
Então, saiu Ló a eles à porta, e fechou a porta atrás de si , e disse: Meus irmãos, rogo-vos que não façais mal. Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram varão; fora vo-las trarei , e fareis delas como bom for aos vossos olhos; somente nada façais a estes varões, porque por isso vieram à sombra do meu telhado." (Gn.19:1-8).

3º EXEMPLO - Ló comete incesto com suas duas filhas depois de se embriagar.
"E deram de beber vinho a seu pai naquela noite, e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.
E sucedeu no outro dia, que a primogênita disse à menor: Vês aqui, eu já ontem à noite me deitei com meu pai; demos-lhe a berber vinho também esta noite; e levantou-se a menor e deitou-se com ele; e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou." (Gn.19:33-35)

4º EXEMPLO - As filhas de Ló ficam grávidas de seu pai.
"E conceberam as duas filhas de Ló de seu pai." (Gn.19:36).

5º EXEMPLO - Abraão mente para seu filho Isaque.
"E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse-lhe: Eis-me aqui.
E disse: Toma agora o teu filho, a teu único filho, Isaque, a quem amas e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. (...)
Então, falou Isaque a Abraão, seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim, caminharam ambos juntos." (Gn.22:1-2,7-8).

[CONTINUA]

Nenhum comentário:

Postar um comentário