quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Uma Breve Reflexão Sobre Tolerância


No dia 21 de janeiro passado tivemos um evento realizado na Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, nele compareceram representantes: do Islam, Catolicismo, Umbanda, Candomblé, Ciganos, Wicca, Fé Baha'i, Budismo, Indígenas, dentre outros, além de autoridades da sociedade civil. No entanto de acordo com a jornalista Ana Paula Xavier da TV Brasil, os Evangélicos não quiseram participar do debate, segundo o teólogo evangélico Leonardo Mariano, porque dentro do estudo da Teologia existem duas disciplinas chamadas Apologética Cristã e Heresiologia que trazem uma visão de combate à outras religiões. Disse ele: "Então quando nós estudamos, no seminário de Teologia, sobre outras religiões, nós estudamos para combatê-las."
É interessante notar que este tipo de visão gera cada vez mais intolerância, ou seja, o oposto do que o Profeta Jesus (A.S.) ensinou. Esse entendimento de que combate é responsável pelo tipo de atitude que poderemos ver nos vídeos abaixo:






Após este último vídeo, vejamos o que o líder do movimento "Geração Jesus Cristo", Sr. Tupirani canta irônicamente com relação aos muçulmanos:



Agora paremos para pensar: A palavra "Apologética", que dá nome à uma das matérias estudadas em Teologia Cristã vem da palavra grega "Apologia" que significa defesa. O que nos estranha é como tais grupos conseguiram levá-la para o seu extremo oposto, ou seja, para o ataque.
É interessante notar que TOLERÂNCIA não é concordarmos com o outro, até porque se assim fosse, seríamos da mesma religião de nosso interlocutor. Ser tolerante passa por compreendermos que temos pontos de vistas diferentes, crenças diferentes, mas respeitarmos o direito dado por Deus do livre arbítrio, direito esse que é comum a todas crenças teístas e inclusive ao ateísmo, pelo que vimos estudando até o presente momento.
Estranhamos ainda mais tais agressividades e intolerância quando lemos no Evangelho, presente no Novo Testamento cristão as seguintes palavras atribuídas ao Profeta Jesus (A.S.): 

"Não julgueis, para que não sejais julgados.
Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão". - 
Mateus 7:1-5

E ainda:

"Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas". - Mateus 7:12

Se tais "religiosos" dizem seguir a palavra de Jesus Cristo (A.S.), por que não a seguem integralmente?

2 comentários:

  1. Assalamu aleikum irmão, sou um adimirador do seu trabalho e estou aqui para lhe dar os meus parabens.
    Quanto ao senhor acima ele não merece nenhum destaque e como você mesmo disse em outra postagem QUE ELE VOLTE PARA ONDE NÃO DEVERIA TER SAIDO.

    http://resistencia4ever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aleikum Asalam irmão
      Jazakallahu Khair (Que Deus te recompense com o melhor). Obrigado.
      Ma Salam

      Excluir