segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O Que é o Cristianismo?

Caro leitor, frequentemente vemos ataques à muçulmanos de pessoas que se dizem cristãs. Há inclusive quem diga: "Eu sou cristão, fulano é católico...", como se católico não fosse cristão, e como se da Igreja Católica (entenda aqui a Igreja Ortodoxa também) não tivesse saído as demais. Ora, então nos perguntamos: O que é ser cristão, visto que muitas vezes um cristão não reconhece a outro? Além disso vemos doutrinas ditas "Cristãs" tão variadas - muitas vezes até contraditórias entre si - que fica difícil definirmos o que vem de fato a ser o Cristianismo. Para ilustrar assista os vídeos abaixo de vários seguimentos conhecidos como Cristianismo:

Missa Cristã Ortodoxa


Missa Tridentina (Missa Católica Tradicional)


Missa Carismática Católica


Culto Luterano


Culto Pentecostal


Diante de formas tão distintas de cultos, com doutrinas tão diversificadas, nos perguntamos: O que é o Cristianismo?

2 comentários:

  1. E o que é o islamismo?

    Será que será o islamismo sunita? Ou será o xiita? Talvez o correto seja o sufismo...

    Mas enfim, vai lá saber o que se passa na cabeça dos muçulmanos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Aleikum caro Ricardo Rocha

      Já foi deixado bem claro que os Shiias ou Xiitas não são muçulmanos, pois adotam práticas que contradizem o Islam como por exemplo atribuir aos seus líderes atributos divinos, o que é considerado pelo Islam como idolatria, e segundo o próprio Alcorão, o único pecado que nos tira do Islam. Além do mais o Shiismo possui práticas como a de Ashura em que seus adeptos se autoflagelam, o que é proibido categoricamente pelo Islam, assim como o casamento temporário que é também proibido pelo Islam, Possuem a taqia que permite você se apresentar o Shiismo com uma cara apenas para atrair pessoas para o mesmo, o que o Islam proíbe também categoricamente. Poderia enumerar aqui mais uma série de coisas, mas se tornaria enfadonho.
      Quanto ao Sufismo, O próprio Islam se refere ao Ihsan, que é o grau de aperfeiçoamento da fé. Se algumas ditas ordens sufis se desviaram e sairam do Islam por isso, não é culpa do Islam, mas o sufismo original faz sim parte do Islam.
      Creio que apenas falte o senhor se informar mais sobre o Islam pois os seus exemplos não foram válidos, pois Islam é Alhlu Sunnah wa Jammah.
      Qualquer coisa estou a disposição para esclarecer suas dúvidas.
      Ma Salam

      Excluir